Mensagens - Best Of

quinta-feira, maio 24, 2012

Receita fiscal caiu 3% nos primeiros quatro meses





por Lusa


A receita fiscal do Estado nos primeiros quatro meses do ano caiu 3 por cento face ao mesmo período de 2011, segundo o boletim de execução orçamental hoje divulgado pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).
Esta variação é menos negativa que nos meses anteriores, mas está muito longe do previsto pelo Governo para o total deste ano.
As receitas fiscais do Estado ascenderam a 9.889 milhões de euros entre janeiro e abril deste ano -- uma quebra de 311 milhões de euros face ao mesmo período de 2011.
Esta evolução é influenciada sobretudo pela variação dos impostos indiretos -- sobretudo o mais importante para os cofres do Estado, o IVA. A receita do IVA (que representa quase metade do total da receita fiscal) caiu 3,5 por cento em relação ao ano anterior.
O grau de execução do IVA para os quatro primeiros meses do ano estava nos 29,8 por cento -- ou seja, bastante menos de um terço do total previsto.
O Governo prevê no Orçamento retificativo que as receitas fiscais atinjam 35.135 milhões de euros o que representa um crescimento de 2,8 por cento face aos 34.163,7 milhões de euros cobrados em 2011.

Sem comentários: