Mensagens - Best Of

sábado, outubro 06, 2012

Austeridade Brutal aumento de impostos vai afectar 1,5 milhões de famílias

Brutal aumento de impostos vai afectar 1,5 milhões de famílias
Já a partir de Janeiro do próximo ano, revela o Correio da Manhã, 1,5 milhões de famílias portuguesas vão começar a sentir o brutal aumento da carga fiscal, anunciado quarta-feira pelo ministro das Finanças. Com a subida de 34,69% da taxa efectiva de cobrança do IRS, por exemplo quem ganha mais de 1500 euros líquidos por mês vai perder mais de um salário.

A forma encontrada pelo Governo para compensar a proposta da Taxa Social Única (TSU) foi mais um aumento da carga fiscal para os trabalhadores. A partir de dia 1 de Janeiro do próximo ano, a cobrança de IRS vai passar dos actuais 9,8% para 13,2%.
Esta subida de 34,69% na taxa efectiva de cobrança do IRS vai afectar mais de 1,5 milhões de famílias, ao mesmo tempo que representará para o Governo uma receita de dois mil milhões de euros, avançou ontem [quarta-feira] o ministro das Finanças, Vítor Gaspar.
PUB
Assim sendo, acrescenta o Correio da Manhã, o castigo fiscal para a classe média começa com salários muito baixos. Se não vejamos: dos dois milhões de famílias que pagam IRS, a maior parte (mais de 421 mil) encontram-se nos escalões de rendimentos situados entre os 19 mil e os 27 500 euros brutos/ano, ou seja salários entre os 1357 e ao 1964 euros mensais, a que acresce a taxa de IRS entre os 13% e os 19% e o desconto para a Segurança Social (11%).
O que na prática significa a perda de mais de um salário. Sendo que, daqui para cima o efeito do agravamento fiscal é exponencial.

Sem comentários: