Mensagens - Best Of

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Mota Soares diz que corte do complemento nas reformas vem do anterior Governo


05.01.2012  Por Lusa

O ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, garantiu que a redução do complemento aos pensionistas que já têm outra pensão se traduz na aplicação de uma lei que vem do anterior Governo.


“Estamos a falar de pessoas que recebem para lá da sua pensão um complemento. Sucede que quando têm uma outra pensão e o valor desta pensão ultrapassa o valor do complemento, o valor do complemento deve ser reduzido, é o caso”, esclareceu hoje Mota Soares, em entrevista à RTP.

Em causa está o envio de notificações a cerca de 15 mil pensionistas nas quais é referido que irão sofrer um corte no valor da pensão que, em alguns casos, poderá ser para metade.

Mota Soares especificou que estão nesta situação 14.950 pensionistas e salientou que “o Governo está a aplicar uma lei que já vem desde 2007”.

Neste sentido, o actual Executivo pretende “gastar de forma racional e inteligente as verbas da Segurança Social”.

Para proceder a estes cortes, o ministro indicou que a Segurança Social “cruzou informação” no sentido de averiguar se alguém estaria a receber mais do que devia.

“Sabemos a realidade do valor das pensões em Portugal e foi por isso que mesmo num tempo de austeridade era preciso dar um pouco mais a quem nada tem”, declarou, numa alusão à entrada em vigor, a 1 de Janeiro, da lei que possibilita o aumento das pensões mínimas em linha com a inflação.

Questionado sobre qual o tecto máximo a partir do qual os pensionistas ficarão isentos do corte, Mota Soares não esclareceu, comentando apenas que “cada caso é diferente” e “os montantes têm a ver com a carreira contributiva dos trabalhadores”.


??????????????????????????????????????????????????????????????????????


Sem comentários: