Mensagens - Best Of

terça-feira, janeiro 03, 2012

Jerónimo Martins na Holanda para pagar menos impostos


A família Soares dos Santos, que detém a maior participação na Jerónimo Martins (JM), dona do Pingo Doce, vendeu os seus 56% do capital à subsidiária do grupo na Holanda.
Na base da mudança está uma manobra de gestão que visa fugir a uma dupla tributação com a entrada na Colômbia - onde a dona do Pingo Doce quer investir 400 milhões de euros até 2014 - mas também a antecipação de eventuais mudanças na lei portuguesa que possam penalizar ainda mais as SGPS.
(Sem comentários)
por LusaOntem

O administrador executivo da sociedade Francisco Manuel dos Santos, José Soares dos Santos, disse hoje à Agência Lusa que a venda da posição que a empresa detinha na Jerónimo Martins à subsidiária holandesa "não tem implicações fiscais".
A Jerónimo Martins, dona dos supermercados Pingo Doce, anunciou hoje que a sociedade Francisco Manuel dos Santos vendeu a totalidade do capital que detinha no grupo à sua subsidiária na Holanda, mas mantém os direitos de voto.
Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo informa que "no passado dia 30 de dezembro de 2011 a sociedade Francisco Manuel dos Santos SGPS vendeu à sociedade Francisco Manuel dos Santos B.V. (subsidiária), que comprou àquela, 353.260.814 ações da sociedade aberta Jerónimo Martins SGPS, representativas de 56,136 por cento do capital social e 56,213 por cento dos respetivos direitos de voto".
Esta operação "não tem implicações fiscais" e "não existe alteração à carga fiscal que incide sobre dividendos, essa é da inteira responsabilidade dos acionistas da sociedade", disse José Soares dos Santos, em resposta a questões colocadas pela Agência Lusa.
Interrogado sobre as razões da operação, o administrador executivo afirmou que "o grupo Jerónimo Martins encontra-se numa situação muito sólida de geração de caixa e num momento em que o seu endividamento atingiu níveis consideravelmente baixos".
Esta situação, adiantou o administrador, torna o grupo "bastante autossuficiente em relação aos seus acionistas", o que "vai permitir à sociedade Francisco Manuel dos Santos acelerar o seu processo de crescimento".
Comentário:
Compreenderam, ..., é que eu (talvez) não !

Jerónimo Martins vende capital a subsidiária holandesa

por LusaOntem

A Jerónimo Martins, dona dos supermercados Pingo Doce, anunciou hoje que a sociedade Francisco Manuel dos Santos vendeu a totalidade do capital que detinha no grupo à sua subsidiária na Holanda, mas mantém os direitos de voto.
Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo informa que "no passado dia 30 de dezembro de 2011 a sociedade Francisco Manuel dos Santos SGPS vendeu à sociedade Francisco Manuel dos Santos B.V. (subsidiária), que comprou àquela, 353 260 814 ações da sociedade aberta Jerónimo Martins SGPS, representativas de 56,136 por cento do capital social e 56,213 por cento dos respetivos direitos de voto".
Assim, a sociedade Francisco Manuel dos Santos SGPS "deixou de ser titular de qualquer ação da sociedade aberta Jerónimo Martins SGPS".
No comunicado, a Jerónimo Martins informa que a sociedade Francisco Manuel dos Santos SGPS domina a subsidiária holandesa "por poder exercer os correspondentes direitos de voto nos termos do acordo parassocial",
Deste modo, os direitos de voto inerentes às ações da Jerónimo Martins SGPS, objeto da compra e venda anteriormente mencionada permanecem imputados à Francisco Manuel dos Santos SGPS SA".
Comentário:
E agora, já compreenderam ! pois é, eu estou quase lá !

Sociedade Francisco Manuel dos Santos controla indirectamente a participação de 56%.
A Jerónimo Martins (JM), dona dos supermercados Pingo Doce, anunciou ontem que a sociedade Francisco Manuel dos Santos vendeu a totalidade do capital que detinha no grupo à sua subsidiária na Holanda, mas mantém os direitos de voto. Uma operação que os fiscalista consideram que deverá estar relacionada com o agravamento fiscal em Portugal.
Em comunicado enviado, o grupo liderado por Pedro Soares dos Santos revela que "no passado dia 30 de Dezembro de 2011 a sociedade Francisco Manuel dos Santos SGPS vendeu à sociedade Francisco Manuel dos Santos B.V. (subsidiária), que comprou àquela, 353.260.814 acções da sociedade aberta Jerónimo Martins SGPS, representativas de 56,136% do capital social e 56,213% dos respectivos direitos de voto".
A administração da JM explica que a sociedade Francisco Manuel dos Santos SGPS "deixou de ser titular de qualquer acção da sociedade aberta Jerónimo Martins SGPS".
No comunicado, a Jerónimo Martins informa que a sociedade Francisco Manuel dos Santos SGPS domina a subsidiária holandesa "por poder exercer os correspondentes direitos de voto nos termos do acordo parassocial". Fonte oficial da JM, contactada pelo Diário Económico, escusou-se a avançar com comentários já que "não compete ao grupo comentar uma decisão do accionista". Quanto aos eventuais efeitos, a mesma fonte garante que tem um "impacto neutro" na JM. Fiscalistas consideram, no entanto, que o agravamento fiscal previsto no Orçamento para 2012 deverá ter incentivado a operação para a Holanda.

Alexandre Soares dos Santos passou a participação directa da família na Jerónimo Martins para terras holandesas onde o fisco é mais amigo.
Alexandre Soares dos Santos passou a participação directa da família na Jerónimo Martins para terras holandesas onde o fisco é mais amigo.
Comentário: Háaaaaaaaaaaaaaá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Sem comentários: