Mensagens - Best Of

segunda-feira, março 19, 2012

Apesar da contestação dos peritos avaliadores de imóveis, o Governo não está a ponderar uma revisão das remunerações destes profissionais.



 Em causa está a revisão em baixa dos pagamentos, que agora variam entre 0,91 e 5,50 euros. As peritagens estão a ser feitas no âmbito do processo de avaliação geral de imóveis que tem por objectivo avaliar os mais de cinco milhões de casas que ainda não o foram desde 2004, altura em que entrou em vigor o IMI (substituindo a contribuição autárquica).
As remunerações dos avaliadores foram revistas e publicadas a 23 de Fevereiro, gerando de imediato a contestação dos profissionais. Há duas semanas, a Ordem dos Engenheiros enviou mesmo uma carta para as Finanças a pedir a revisão das remunerações. No entanto, questionado pelo Diário Económico, o Ministério das Finanças garante que não está em cima da mesa qualquer alteração aos pagamentos, "tendo em conta quer a situação actual do País, quer as características específicas do processo de avaliação geral".


A secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, liderada por Paulo Núncio, explica que o processo de avaliação, "assenta, por um lado, na adopção de um sistema de elevada economia de recursos, eficiência de consecução e eficácia de resultados e, por outro, na simplicidade de termos e celeridade". Isto justifica que "o valor da remuneração do serviço do perito de avaliação geral seja inferior ao que se encontra fixado para as avaliações normais, as quais exigem um maior número de deslocações aos locais dos imóveis a avaliar". 

Sem comentários: