Mensagens - Best Of

domingo, junho 03, 2012

Portugueses deixam de trabalhar só para pagar impostos a partir de hoje



Este domingo marca o primeiro dia em que os portugueses deixam de trabalhar apenas para pagar imposto. O Dia da Libertação de Impostos (DLI) assinala o tempo necessário de trabalho para pagar os impostos e foi calculado pela New Direction – Fundação para a Reforma Europeia.

Em 2000, o DLI ocorreu a 8 de Maio. Dez anos volvidos, a libertação do fisco já demorou mais cinco dias. Agora são 155 dias a trabalhar só para pagar os impostos. Em 2009, o DLI baixou em seis dias, fruto do facto de «a colecta de impostos e contribuições sociais registou uma diminuição mais acentuada que a do PIB nominal», bem como a redução, em meados de 2008, da taxa normal do IVA de 21 para 20%.
Para o cálculo do DLI são considerados Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) e o Imposto de Valor Acrescentado (IVA).
O estudo da Fundação para a Reforma Europeia coloca Portugal entre os dez países europeus em que menos dias se tem de trabalhar para pagar os impostos.
Malta é o país em que o DLI surge mais cedo, a 11 de Abril, seguindo-se o Chipre (10 de Maio), a Irlanda (11 de Maio) e o Reino Unido (12 de Maio).
No extremo oposto, os belgas apenas se «livram» dos impostos a 5 de Agosto.

Sem comentários: