Mensagens - Best Of

quinta-feira, setembro 29, 2011

IVA Agravamento - 2011 - Electricidade e Gás



A menina do gás vai-nos parecer mais feia e quanto à electricidade vai ser mesmo um choque.

Electricidade
Gás
IVA De 6% para 23% a partir do dia 1 de Outubro
Diário da República do dia 30 de Setembro - Lei n.º 51-A/2011 )

O IVA no gás natural e na electricidade vai passar da taxa mínima para a taxa mais elevada, 23%. O anúncio foi feito esta manhã pelo ministro das Finanças, numa declaração em que se mostrou satisfeito com a avaliação positiva que a troika fez da aplicação das medidas negociadas pelo anterior Governo e então subscritas por PSD e CDS, que governam agora.
O IVA no gás natural e na electricidade vai passar para 23% já no último trimestre de 2011, mas o Governo espera que as famílias mais carenciadas possam ser ajudadas com a tarifa social.
A título de exemplo, um consumo de 50 euros mensais (antes de impostos) vê o imposto (que sobe 17 pontos) agravar a conta em cerca de oito euros e meio. No final, quem antes pagava 53 euros passa a pagar 61,5 euros.
Vitor Gaspar destacou as áreas onde Portugal teve um desempenho mais positivo: promoção da concorrência, relançamento da competitividade da economia e estímulo ao crescimento.
Vitor Gaspar referiu em particular a eliminação dos direitos especiais do Estado na EDP, Galp e Portugal Telecom.
Gaspar apontou ainda que há um desvio previsível face às metas para o défice de 1,1% do Produto Interno Bruto.
Já em Setembro serão também congeladas as progressões remuneratórias nos ministérios da Defesa e da Administração Interna.
O ministro explicou que esta é uma medida que pretende corrigir uma «irregularidade» e que já estava prevista no Orçamento do Estado para 2011, e faz parte das medidas antecipadas para controlar a despesa do Estado.
Com estas medidas, o Governo espera arrecadas 100 milhões de euros.
SOL


Sem comentários: