Mensagens - Best Of

quinta-feira, novembro 15, 2012

Fisco pede envio de plantas das casas para reavaliação do IMI



Depois do email a convidar os contribuintes para o combate à fraude fiscal, a Administração Geral Tributária solicita agora, num novo email, que os proprietários enviem as plantas das suas casas para a reavaliação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários lembra, em declarações ao jornal i, que até agora eram as Finanças que obtinham essa informação junto das autarquias.

A Administração Geral Tributária está a notificar, novamente por email, os proprietários cujas casas ainda não foram reavaliadas, para que no prazo de 10 dias, enviem as plantas dos seus imóveis, “numa escala de 1 para 100”, para que sejam tributados segundo as regras do código do IMI, revela hoje o jornal i.
O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários, Menezes Leitão, confessa-se “totalmente perplexo” com estas notificações, contestando que as Finanças “em vez de se deslocarem aos locais, estejam a tentar passar esses custos para os proprietários, naquilo que vai muito além do que está previsto no código. As Finanças é que deveriam obter essa informação junto das câmaras”.
O jornal i conta que o email enviado pelas Finanças diz ainda que “no âmbito da Avaliação Geral à propriedade urbana, nos termos do decreto-lei nº 287/2003 de 12 de Novembro, devem todas as partes interessadas cooperar prestando as informações necessárias à determinação do valor patrimonial do imóvel”.
Os documentos solicitados são as plantas à escala de 1/110, elaboradas pelo proprietário ou por terceiros, tendo por finalidade “a determinação da área que entra no cálculo do valor patrimonial tributário”. Estes documentos, acrescenta a Administração Geral Tributária, devem ser assinadas pelos donos dos imóveis e conterem a indicação telefónica dos mesmos.
O i contactou o Ministério das Finanças que não forneceu quaisquer dados actualizados sobre este processo, que envolve um total de 5,2 milhões de imóveis, deverá estar concluído em Maio do próximo ano.

Sem comentários: