Mensagens - Best Of

sexta-feira, março 24, 2006

A MINHA CRÓNICA





"Eles" isto, "eles" aquilo... é tudo "eles", mas o que são "eles"? Quem são? O que fazem? onde vivem?
Estas são perguntas que se impõem aos Portugueses uma vez que a expressão "eles" é usada a torto e a direito, para pôr a culpa a alguém, de alguma coisa que se devia fazer e que não se fez...do tipo, "eles" da Europa querem tramar os nossos têxteis... sim "eles"... não é culpa do nosso empresário que não investiu para modernizar a sua fábrica e usou o dinheiro dos fundos que "eles" nos deram para investir na sua conta bancária, no seu Mercedes, na sua casa com vista para o mar...
São "eles" que nos estão a tramar... "eles" os dos gabinetes.. "eles" os das finanças... "eles" os da poltrona... basicamente "eles"...
Devíamos aproveitar esta expressão para acrescentar ao hino nacional... " às armas ás armas que a culpa é "deles" marchar, marchar "...
É também uma expressão que se utiliza em todo o sitio, principalmente em situações potencialmente embaraçosas de onde se pode sair em beleza... tipo lenço de papel já usado em altura de constipação... " Olhe, o seu saldo não lhe permite fazer este pagamento".. " Porra, mas eu tenho lá dinheiro, "eles" lá do banco são uns incompetentes..."... onde depois aparece sempre a voz da concordância " Olhe, deixe lá, comigo também já aconteceu uma vez em Marraqueche, blá, blá..."...É a condescendência que o Português tanto gosta de partilhar...
"ELES".... a culpa é deles, sempre deles...
Eu já sou do tipo Chico Esperto, daqueles que acham que ninguém é mais esperto que nós próprios, principalmente "eles"... Eles não me lixam... " O quê "eles" aumentaram o preço da gasolina? Pois eu quero lá saber da subida do preço, "eles" que aumentem á vontade, eu ponho sempre 10 euros!!! "
Mas tenho que admitir que o Chico Espertismo só dura algum tempo até que a situação se torna incontornável. Ai viro mais um dos incondicionais dos "Eles" isto, "eles" aquilo... Mas pensando bem não seremos todos?

Sem comentários: